Reduzir o absentismo

Como é possível evitar 800 horas de ausências num serviço de um hospital durante 2 meses? Fazer algo relativamente ao absentismo será realmente impossível?

Serviço

Liderança e Alinhamento Estratégico

Parceiro

Bolsa "Capital Humano em Saúde", da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com apoio da Gilead Sciences

Sobre este projeto.

Como é possível evitar 800 horas de ausências num serviço de um hospital durante 2 meses?

Fazer algo relativamente ao absentismo será realmente impossível?

Descobre como esta equipa do ULS Braga pôs mãos à obra para criar e implementar um projeto focado em reduzir o absentismo, através de uma nova abordagem ao problema, focada no reconhecimento e apoio aos profissionais.

Este projeto resultou da Bolsa "Capital Humano em Saúde", 2022, iniciativa da APAH - Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com consultoria técnica da nobox e apoio da Gilead Sciences.

Desafio

Como criar novas estratégias para combater o absentismo, com um elevado impacto na saúde?

Resultado

Programa inovador assente numa nova abordagem positiva ao problema do absentismo, focada no reconhecimento e apoio aos profissionais, que evitou 800 horas de ausência nos primeiros 2 meses em apenas um serviço piloto.

800

horas de ausência evitadas num serviço

+ 5

profissionais presentes num mês inteiro, num serviço

O ponto de partida

Em 2021, o Hospital de Braga registou uma taxa de absentismo de 10%, o que representa mais de 580 mil horas de ausência, num universo de mais 3.330 colaboradores. Para se perceber melhor a dimensão do impacto deste nível de absentismo, é como se 300 profissionais estivessem ausentes durante um ano inteiro.

Estes dados refletem a urgência da resolução deste problema, que origina constrangimentos na gestão e organização da prestação de cuidados de saúde por parte dos Serviços do Hospital.

Um caminho previsivelmente difícil de percorrer

Cientes da dificuldade do processo de mudança, a equipa responsável pelo projeto submeteu o projeto “HB presente!” à Bolsa “Capital Humano em Saúde”, tendo o Hospital de Braga sido uma das doze entidades selecionadas para o 1º Bootcamp.

Este evento representou uma fase de consciencialização do problema, onde a resignação e a acomodação surgem como maiores entraves à mudança.

Durante o bootcamp, a equipa encontrou essa mesma resistência por parte das outras entidades presentes, reforçando a consciência não só da dimensão do projeto, mas também que teríamos de ter uma abordagem diferente. Segundo a equipa, este foi o principal ponto de viragem, em que com a ajuda da Nobox foi possível colocar questões que até então nunca nos tínhamos debruçado sobre elas.

Foram sem dúvida dias muito intensos que fizeram toda a diferença, e estávamos determinados a ter uma abordagem positiva em relação ao absentismo, tentando responder a questões como:

  • “Porque é que um colaborador falta ao trabalho e não avisa a chefia?”;
  • “Porque é que alguns colaboradores faltam consecutivamente?”;
  • “Porque é que temos tantas baixas de gravidez de risco prematuras?”;

HB PRESENTE: passo a passo, rumo a um hospital mais presente

O absentismo no ambiente de trabalho é um problema que afeta negativamente a eficiência e a produtividade das organizações. Consideramos, por isso, importante implementarmos estratégias compostas por metodologias que envolvam os colaboradores. Neste sentido, uma das primeiras ações programadas foi a realização de Focus Groups com chefias e profissionais de serviços com maior e menor absentismo.

Como resultado destas reuniões, o projeto foi estruturado em três eixos de atuação:

  • Reconhecimento dos profissionais: compreende ações de valorização dos profissionais, de forma a incentivá-los a continuarem a exercer as suas funções de forma dedicada e comprometida, diminuindo a probabilidade de se ausentarem;
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: diversas ações em alguns Serviços-Piloto (Serviços com maior absentismo), entre as quais a implementação de medidas como a facilitação de horários, a flexibilidade de funções e a agilização do teletrabalho em funções compatíveis. Estas permitem que os profissionais sejam mais autónomos no controlo das suas vidas, o que, por sua vez, pode reduzir o absentismo.
  • Chefias como agentes de mudança: o último eixo demarca a preponderância de se vislumbrarem e integrarem as chefias como agentes de mudança, uma vez que estas têm uma influência significativa na cultura e na dinâmica da Organização. Neste sentido, foram realizadas reuniões com as chefias dos Serviços-Piloto, partilhadas boas práticas e várias ferramentas e metodologias facilitadoras da gestão do absentismo.

O primeiro passo visível

Reconhecer e valorizar os Profissionais do Hospital de Braga foi, desde cedo, visto como a única maneira de iniciar publicamente o projeto junto dos colaboradores. Assim, foi atribuído um dia de descanso adicional a todos os profissionais que não tiveram nenhum dia de absentismo no ano de 2021 e um dia adicional de descanso aos profissionais que em 2022, após a data de divulgação interna do projeto, também não registaram qualquer ausência.

Simultaneamente, foi enviado um agradecimento via e-mail para os colaboradores reconhecidos, enaltecendo o seu empenho e dedicação, visto ser fundamental incentivá-los a continuarem a trabalhar de forma dedicada e motivada.

A primeira coordenada do sucesso

Em apenas dois meses, com todas as ações referidas anteriormente, foi possível reduzir 800 horas de ausência num dos Serviço-Piloto, o que demonstra o impacto positivo e recetividade dos Profissionais.

Com a implementação bem-sucedida deste projeto, espera-se uma melhoria ainda mais significativa na eficiência e produtividade do Hospital, bem como uma cultura organizacional mais positiva. É caso para dizer que estamos num bom caminho!

Repensar a gestão de pessoas

Este projeto pode ser para ti, se gostavas de:

  • Pensar em novas formas de gestão das equipas de saúde
  • Capacitar melhor as lideranças clínicas
  • Empoderar mais as lideranças e equipas clínicas
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Nós sabíamos qual era a área e o que queríamos atingir. Mas agora olho para trás, mesmo tendo os números e os dados, não fazíamos ideia do que íamos fazer e como, antes do programa.

A mais valia do programa e acompanhamento foi mesmo parar, pensar… e lidar com os constantes desafios e provocações que nos foram ajudando a perceber melhor qual o caminho.

Cláudia Mendo

Diretora do Serviço de Gestão de Recursos Humanos Hospital de Braga

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De profissionais de saúde para a saúde

A equipa da nobox usa a sua experiência clínica e no setor da saúde para imaginar e co-criar cuidados mais humanos e eficazes.

Dedicação e Motivação

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