24 Horas de Saúde

Com um evento assim “é possível alcançar melhores resultados”

Esta 1ª edição do 24H Saúde, que decorreu durante 24 horas nos dias 20 e 21 de Maio, organizada pela nobox e pela Sfori, pôs à prova equipas de saúde de todo o país.

Entre desafios como uma simulação de terramoto, uma sensibilização para a cessação do tabagica ou uma situação de conflito numa farmácia, as equipas experienciaram o percurso de um doente com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) nos cuidados de saúde portugueses, tendo que apresentar propostas inovadoras de melhoria do sistema e da experiência do doente.

A organização do 24H Saúde quer estabelecer um evento de referência na formação de profissionais de saúde. Com foco nas competências como Liderança e gestão de equipas, comunicação, inovação ou criatividade, pretendem que a
colaboração interprofissional leve a cuidados de saúde cada vez centrados no doente.

O 1º Prémio foi atribuído à equipa do Sindicato Independente dos Médicos. O Dr. Rui Guimarães, membro da equipa e Diretor Clínico do Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos, que afirma que “este evento tem o condão de aproximar as equipas e de ser multiprofisisonal, e alinhar pessoas de diferentes equipas e de áreas do saber diferentes em torno do mesmo objetivo.”

Quando inquirida sobre o que levava do evento para a sua equipa a Enfermeira Filipa Sousa, do Hospital CUF Porto, referiu que “saímos daqui cheios de energia e com vontade de aplicar várias coisas sobre trabalho em equipa, cooperação e gestão de conflitos.”

Como refere o Dr. Vítor Tedim Cruz, Diretor do Serviço de Neurologia do Hospital Pedro Hispano da ULS Matosinhos, o melhor do evento “foi ter encontrado uma equipa de alto valor dentro da minha própria instituição, que não conhecia e saber que com eles é possível desenvolver trabalhos fantásticos. Foi o maior prémio que recebi no 24H Saúde.”

Dado o sucesso desta primeira edição, a organização está agora a estudar o local e data de realização do próximo evento, que conta anunciar em breve.

“Evento reforça a necessidade de cooperação entre os diferentes profissionais e para os benefícios de trabalhar em conjunto. Só desta forma é possível alcançar melhores resultados.” Drª Vera Duque, Human Resources Manager, José Mello Saúde

Siga a nobox

Newsletter

Subscreve a newsletter NoBox e recebe, em primeira mão, as últimas novidades.

Precisa de ajuda?
Precisa de ajuda?

Algo está a falhar, mas não sabe bem o quê?
Contacte-nos para soluções à medida!