Association for Medical Education in Europe (AMEE) Conference 2016

Entre os dias 27 e 31 de agosto, a equipa da nobox teve a oportunidade de participar na conferência anual da AMEE - An Association for Medical Education in Europe.

A AMEE, apesar de se apresentar como entidade regional, existindo os seus pares noutras regiões do mundo, apresenta-se como a organização mais ativa, dinâmica e impulsionadora de iniciativas promoção e desenvolvimento de educação a vários níveis ( www.amee.com).

Todos os anos a sua conferência anual conta com maismais de 4000 professores, estudantes ou outros profissionais envolvidos na educação médica pré e/ou pós graduada, a nível académico ou profissional.

A participação da nobox nesta conferência foi essencial para avaliar  o investimento das várias entidades envolvidas na educação médica na  na exploração das áreas da liderança, comunicação e gestão de equipas. Adicionalmente, foi uma oportunidade única para contactar com pares de outros países e ainda enquadrar a nossa atividade naquelas que são as principais teorias pedagógicas e formativas em discussão.

Algo a salientar desta conferência é a contextualização dos assuntos debatidos em questões de saúde global, particularmente, interprofissionalismo, uma das bases fulcrais do trabalho da nobox.

Algumas das principais ideias discutidas e que certamente serão incluídas no trabalho da nobox são as seguintes:

Técnicas de storytelling exploradas por um grupo multidisciplinar no contexto da saúde, como metodologia de contato com o doente e transmissão de conhecimentos e experiências entre pares.
Investigação na área do desenvolvimento de cultura de qualidade, aspeto que nos parece fundamental para o desenvolvimento das várias instituições de saúde.
Análise da Mudança na pedagogia e educação e como alterar os paradigmas de ensino para os estudantes e profissionais de saúde.
A equipa da nobox acredita que a participação nesta conferência irá melhorar a qualidade da oferta formativa prestada, não só pelos avanços e as tendências que tentamos acompanhar e pudemos discutir com os experts, mas também pelo enquadramento global das nossas metodologias à investigação atual.

Siga a nobox

Newsletter

Subscreve a newsletter NoBox e recebe, em primeira mão, as últimas novidades.

Precisa de ajuda?
Precisa de ajuda?

Algo está a falhar, mas não sabe bem o quê?
Contacte-nos para soluções à medida!