Como usar o não verbal para influenciar positivamente?

O profissional de saúde está em constante interação com pessoas e é chamado a assumir múltiplos papéis: membro de uma equipa da especialidade ou interdisciplinar, coordenador formal ou informal, mentor, aprendiz, gestor, negociador, apresentador, especialista. Vive estes papéis num setor marcado por fortes mudanças científicas, tecnológicas, culturais e financeiras, potencialmente geradoras de tensão nas relações com doentes, familiares, equipas, chefias, parceiros. Neste quadro, saber comunicar e saber influenciar positivamente é essencial.

Comunicamos mesmo quando não expressamos palavras. 80 a 90% da comunicação é não verbal. Desenvolvemos automatismos de olhar, voz, postura, respiração que constituem os nossos padrões pessoais na forma de nos expressarmos ao mundo. Estamos conscientes deles? Do impacto que têm nos outros? Como os podemos fazer variar de acordo com a situação, e o interlocutor?

Neste curso vai ter a oportunidade de ficar mais consciente dos seus padrões de comunicação não verbal e conhecer e experimentar abordagens para tornar mais eficaz a sua interação com os outros.

Objetivos

Tomar consciência dos padrões pessoais de comunicação não verbal (auditivos, visuais, cinestésicos e respiração)

Aumentar o campo de possibilidades na utilização do não verbal a partir da compreensão do impacto em si próprio e nos outros

Melhorar a eficácia da comunicação, adequando a estratégia não verbal à mensagem, ao interlocutor e à situação, nomeadamente em momentos de tensão ou potencial conflito

Programa do curso

Fundamentos do não verbal

 

Sábado - Manhã [4 horas]

 

Fundamentos da comunicação não verbal

O processo: reconhecer, identificar, prever e responder.

Os papéis e a comunicação não verbal.

Atuar a partir da pessoa ou da posição.

Experimentação – usar os padrões habituais numa interação, observar e sentir o impacto nos outros. Obter feedback

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Padrões não verbais

 

Sábado - Tarde [3 horas]

 

Padrões visuais – como usar o olhar para direcionar a pessoa ou o grupo. Aplicação em reuniões de equipa, apresentações e para lidar com interlocutores “insistentes”.

Padrões auditivos – como usar a voz para acalmar ou estimular o interlocutor e facilitar a recolha e passagem de informação. Aplicação em reuniões com a chefia, interlocução com potencial conflito.

Padrões cinestésicos – como  usar o posicionamento do corpo e os gestos para tornar a mensagem mais eficaz. A respiração como aliada da comunicação. Descontaminação. Aplicação em situações de tensão.

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Lidar com Conflitos

 

Domingo - Manhã [4 horas]

 

Padrões não verbais em situação de tensão e conflito:  “como não ser abatido”.

Experimentação da combinação dos padrões visuais, auditivos e cinestésicos para lidar com situações de tensão/conflito do quotidiano dos profissionais de saúde.

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Desafio - missão (im)possível

 

Domingo - Tarde [3 horas]

 

Preparar uma estratégia de comunicação não verbal combinando os padrões mais adequados e aplicá-la numa situação imprevista. Ganhar consciência das dificuldades e pontos de melhoria.

Definir um plano de treino para continuar a desenvolver as capacidades não verbais. 

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“When we are talking about non-verbal communication, we are really talking about communication in general. Why? Because the non-verbals in our communications account for 80-90% of what we are communicating.”

Michael Grinder
especialista em comunicação não verbal (fonte e inspiração deste curso)

Inscrição

Destinatários: Profissionais de Saúde 

Número de participantes: até 20

Prazo de inscrição: termina a 14 de maio de 2018

Preço da inscrição: 300,00 EUR (com IVA incluído)

Local de formação: Impact Hub Lisbon, Lisboa

Duração: 2 e 3 de Junho, das 9h até às 18h (total de 14 horas)

 

A inscrição inclui 2 coffee-breaks e toda a documentação e material necessário para o curso.

Registar

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Local de formação

 

Impact Hub Lisbon 


Estação de Santo Amaro | Museu da Carris


Rua 1º de Maio, 103 1300-472 Lisboa 

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Docentes

Diogo Fernandes da Silva
Diogo Fernandes da Silva

Médico

Diogo Fernandes da Silva, médico interno de Saúde Pública, com particular interesse pelo desenvolvimento de competências transversais e por inovação e pensamento fora da caixa, que tenta aplicar no seu dia-a-dia, desde o trabalho como médico à organização de eventos ou projetos. Frequenta o Master Course de NeuroMarketing, da PsicoSoma e frequentou no passado:

  1. Pós-Graduação de Gestão em Saúde, na Católica Porto Business School (Certificação Competência de Gestão em Saúde pela Ordem dos Médicos)
  2. Patient Safety Certificate Program, da Johns Hopkins Medicine Armstrong Institute for Patient Safety and Quality
  3. Acreditação e Certificação de unidades de saúde
Isabel Azevedo
Isabel Azevedo

Consultora em Comunicação e Gestão de Mudança

Isabel Azevedo, consultora em comunicação e gestão da mudança. Coach de executivos e de equipas. Com trinta anos de experiência a trabalhar com empresas e pessoas, nos mais variados setores de atividade, no contexto nacional e multicultural. Colabora com a Católica Lisbon | Executive Education nos programas setoriais da saúde e nos programas gerais, em temas como: Trabalho em Equipa, Liderança, Criatividade. BA e MBA da European University. Possui várias Certificações com o ITS (UK):

  1. Programação Neurolinguística
  2. Coaching
  3. Group Dynamics e comunicação não verbal
  4. Applied Neuroscience in Coaching.
Alberto Abreu da Silva
Alberto Abreu da Silva

Médico

Alberto Abreu da Silva, médico interno de Cirurgia Geral, desenvolveu ao longo de cinco anos ferramentas e conhecimento na transferência de competências em formato informal, aliando a formações em soft skills a sua experiência associativa nacional e internacional. Frequentou ainda:

  1. Pós-Graduação de Gestão em Saúde, na Católica Porto Business School (Certificação Competência de Gestão em Saúde pela Ordem dos Médicos)
  2. “Advancing the Future of Healthcare through Interprofessional Learning - A Certificate Program for Health Professionals, Educators & Leaders” - curso certificado pelo Centro de Educação Interprofissional da Universidade de Toronto;
  3. Workshop de Programação Neurolinguística e Coaching, da International Teaching Seminars (UK).

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