Influenciar comportamentos e desenvolver pessoas

Quantas vezes é que recebeu um feedback em que que a sua opinião não foi ouvida, ou a forma como falaram consigo o deixou ansioso e irritado? Já passou pela situação de querer dar feedback a um colega, mas não o fazer por sentir que pode provocar uma reação negativa? Ou achar que está a dar o feedback de forma construtiva e ter uma reação de desresponsabilização, ou receber uma resposta emocionalmente desajustada por parte do seu interlocutor?

Saber dar e receber feedback é uma competência de comunicação essencial para qualquer profissional de saúde, que permite o desenvolvimento individual e das equipas com quem trabalha. Requer capacidade para fazer a leitura das situações e dos comportamentos das pessoas e para utilizar as ferramentas de feedback mais adequadas ao contexto e ao interlocutor.

Para treinar o feedback, a nobox desenvolveu um workshop, de um dia, em que terá a oportunidade de tomar contacto com ferramentas de feedback simples e eficazes, e explorá-las num ambiente desafiante e participativo.

Objetivos

Desenvolver a autoconsciência sobre o estilo pessoal de dar e receber feedback

Conhecer os vários tipos de feedback e as ferramentas mais adequadas

Saber identificar as preferências comunicacionais dos interlocutores

Melhorar a forma de dar e receber feedback adaptando-o à situação e ao interlocutor

Saber definir um plano de desenvolvimento e feedback

Programa do Curso

MANHÃ

 

O feedback no contexto da saúde. Barreiras ao feedback.

Tipos de feedback | informal, formal e formativo

Etapas do feedback no desenvolvimento individual e da equipa

Método COIN (context, observation, impact, next steps)

Exercícios de experimentação

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TARDE

 

Estilos de pensamento preferenciais dos interlocutores no feedback

A comunicação não verbal no feedback

DESAFIO “Feedback Sprint”: Lidar com múltiplas situações em que os participantes têm de dar e receber feedback usando os conceitos que foram trabalhados ao longo do dia

Plano de treino, para continuar a praticar

 

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““When we make progress and get better at something, it is inherently motivating. In order for people to make progress, they have to get feedback and information on how the're doing.””

Daniel Pink

Inscrição

Destinatários: Profissionais e Estudantes de Saúde

Número de participantes: até 20

Prazo de inscrição: termina a 22 de maio de 2019

Preço da inscrição: 135,00 EUR (com IVA incluído)

Local de formação: Lisboa (local ainda a definir)

Data e duração: 22 de Junho (Sábado), das 9h até às 17h (total de 7 horas)

Condições favoráveis: Desconto de 50% para estudantes representados por:

FNAEE (enfermagem), ANEM (medicina), APEF (farmácia), ANEP (psicologia), FAMV (medicina veterinária)

 

A inscrição inclui 2 coffee-breaks por dia e toda a documentação e material necessário para o curso.

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Formadores

Diogo Fernandes da Silva
Diogo Fernandes da Silva

Médico

Diogo Fernandes da Silva, médico interno de Saúde Pública, com particular interesse pelo desenvolvimento de competências transversais e por inovação e pensamento fora da caixa, que tenta aplicar no seu dia-a-dia, desde o trabalho como médico à organização de eventos ou projetos. Frequenta o Master Course de NeuroMarketing, da PsicoSoma e frequentou no passado:

  • Pós-Graduação de Gestão em Saúde, na Católica Porto Business School (Certificação Competência de Gestão em Saúde pela Ordem dos Médicos)
  • Patient Safety Certificate Program, da Johns Hopkins Medicine Armstrong Institute for Patient Safety and Quality
  • Acreditação e Certificação de unidades de saúde
Isabel Azevedo
Isabel Azevedo

Consultora em Comunicação e Gestão de Mudança

Isabel Azevedo, consultora em comunicação e gestão da mudança. Coach de executivos e de equipas. Com trinta anos de experiência a trabalhar com empresas e pessoas, nos mais variados setores de atividade, no contexto nacional e multicultural. Colabora com a Católica Lisbon | Executive Education nos programas setoriais da saúde e nos programas gerais, em temas como: Trabalho em Equipa, Liderança, Criatividade. BA e MBA da European University. Possui várias Certificações com o ITS (UK):

  • Programação Neurolinguística
  • Coaching
  • Group Dynamics e comunicação não verbal
  • Applied Neuroscience in Coaching.
Alberto Abreu da Silva
Alberto Abreu da Silva

Médico

Alberto Abreu da Silva, médico interno de Cirurgia Geral, desenvolveu ao longo de cinco anos ferramentas e conhecimento na transferência de competências em formato informal, aliando a formações em soft skills a sua experiência associativa nacional e internacional. Frequentou ainda:

  • Pós-Graduação de Gestão em Saúde, na Católica Porto Business School (Certificação Competência de Gestão em Saúde pela Ordem dos Médicos)
  • “Advancing the Future of Healthcare through Interprofessional Learning - A Certificate Program for Health Professionals, Educators & Leaders” - curso certificado pelo Centro de Educação Interprofissional da Universidade de Toronto;
  • Workshop de Programação Neurolinguística e Coaching, da International Teaching Seminars (UK).

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