A formar os líderes de amanhã

Como membro ou coordenador de uma equipa de uma farmácia comunitária é essencial contribuir para o desenvolvimento do negócio e aproveitar as oportunidades de venda. A equipa precisa de saber qual o sentido para a qual está a trabalhar e desenvolver as relações entre os diferentes colaboradores de forma articulada e alinhada com o propósito e os objetivos. A dimensão da farmácia e a proximidade de trabalho entre eles e com o cliente faz com que melhorias na gestão da equipa, liderança e comunicação interpessoal tenham um impacto significativo na performance individual e no desempenho da equipa.

Assim, este curso serve de introdução e desenvolvimento à gestão de equipa ao introduzir a ferramentas que ajudarão os gestores e colaboradores de farmácias comunitárias a aumentar a performance da farmácia, melhorar o bem-estar e funcionamento dos seus colaboradores e a sua relação com clientes.

Programa do Curso

Liderança e Gestão de Equipas

 

Sábado - Manhã [4 horas]

 

Conceitos base de liderança e gestão de equipas

  • Teorias de liderança e modelos de gestão de equipas

Aumentar a produtividade e motivação da equipa da farmácia

  • Modelo de Superação de Liderança
  • Modelo de Lencioni
  • Efetividade de Equipa de Hackman

 

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Comunicação

 

Sábado - Tarde [3 horas]

 

Modelo de preferência comunicacional de Ned Herrman

Comunicação adaptada a diferentes colaboradores e clientes

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Otimização da comunicação

 

Domingo - Manhã [4 horas]

 

Estruturas físicas de comunicação e informação

Modelos comunicacionais de Grinder

Técnicas de gestão de reuniões e espaços

Gestão de conflitos no seio da equipa

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Melhoria da performance da equipa

 

Domingo - Tarde [3 horas]

 

Melhorar a performance da equipa

Estímulo à criatividade

Desenvolvimento da componente interpessoal de metodologias de melhoria de processos (Lean, Kainzen)

Eficácia da equipa e impacto na relação com o cliente

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Objetivos

Melhorar a gestão e liderança no contexto das farmácias comunitárias

Aumentar a performance das equipas através de competências de gestão interpessoal

Articular metodologias de performance (Lean, Kaizen) com estratégias voltadas para a equipa

Desenvolver e optimizar estruturas e fluxos de comunicação entre a equipa

Potenciar as oportunidades de venda e fortalecer da relação com o cliente através do desenvolvimento da gestão da equipa

Inscrição

 

Destinatários: Farmacêuticos 

Número de participantes: até 20

Prazo de inscrição: termina a 7 de junho de 2018

Preço da inscrição: 300,00 EUR (com IVA incluído)

Local de formação: Impact Hub Lisbon, Lisboa

Duração: 30 de Junho e 1 de Julho, das 9h até às 18h (total de 14 horas)

 

A inscrição inclui 2 coffee-breaks por dia e toda a documentação e material necessário para o curso.

Registar

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Certificação

Local de formação

 


Impact Hub Lisbon 


Estação de Santo Amaro | Museu da Carris


Rua 1º de Maio, 103 1300-472 Lisboa 

 

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Formadores

Diogo Fernandes da Silva
Diogo Fernandes da Silva

Médico

Diogo Fernandes da Silva, médico interno de Saúde Pública, com particular interesse pelo desenvolvimento de competências transversais e por inovação e pensamento fora da caixa, que tenta aplicar no seu dia-a-dia, desde o trabalho como médico à organização de eventos ou projetos. Frequenta o Master Course de NeuroMarketing, da PsicoSoma e frequentou no passado:

  1. Pós-Graduação de Gestão em Saúde, na Católica Porto Business School (Certificação Competência de Gestão em Saúde pela Ordem dos Médicos)
  2. Patient Safety Certificate Program, da Johns Hopkins Medicine Armstrong Institute for Patient Safety and Quality
  3. Acreditação e Certificação de unidades de saúde
Isabel Azevedo
Isabel Azevedo

Consultora em Comunicação e Gestão de Mudança

Isabel Azevedo, consultora em comunicação e gestão da mudança. Coach de executivos e de equipas. Com trinta anos de experiência a trabalhar com empresas e pessoas, nos mais variados setores de atividade, no contexto nacional e multicultural. Colabora com a Católica Lisbon | Executive Education nos programas setoriais da saúde e nos programas gerais, em temas como: Trabalho em Equipa, Liderança, Criatividade. BA e MBA da European University. Possui várias Certificações com o ITS (UK):

  1. Programação Neurolinguística
  2. Coaching
  3. Group Dynamics e comunicação não verbal
  4. Applied Neuroscience in Coaching.
Alberto Abreu da Silva
Alberto Abreu da Silva

Médico

Alberto Abreu da Silva, médico interno de Cirurgia Geral, desenvolveu ao longo de cinco anos ferramentas e conhecimento na transferência de competências em formato informal, aliando a formações em soft skills a sua experiência associativa nacional e internacional. Frequentou ainda:

  1. Pós-Graduação de Gestão em Saúde, na Católica Porto Business School (Certificação Competência de Gestão em Saúde pela Ordem dos Médicos)
  2. “Advancing the Future of Healthcare through Interprofessional Learning - A Certificate Program for Health Professionals, Educators & Leaders” - curso certificado pelo Centro de Educação Interprofissional da Universidade de Toronto;
  3. Workshop de Programação Neurolinguística e Coaching, da International Teaching Seminars (UK).

Colaboração

Colaboração na construção do programa

Prof. Afonso Cavaco

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

 

Afonso Miguel Cavaco é licenciado em Ciências Farmacêuticas (FFUL, PT), mestre em Farmácia Comunitária (FFUL, PT) e doutorado em Farmácia Prática e Política Farmacêutica (Uni. Londres, UK). Realizou um pós-doutoramento, como Fulbright Fellow, na Bloomberg School of Public Health da Universidade Johns Hopkins (EUA), em Comunicação em Saúde. Atualmente é Professor Associado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, responsável pelo ensino de pré-graduação em Sócio-Farmácia, bem como por cursos de pós-graduação onde leciona Comunicação em Saúde.

Tem mais de 50 trabalhos originais publicados em revistas científicas, incluindo temas de comunicação relativos ao uso do medicamento. Os seus principais interesses de pesquisa são os estudos de interação cliente-profissional de saúde e a investigação em informação escrita sobre saúde, principalmente no que concerne à segurança do doente.

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