Reuniões mais envolventes, efetivas e agradáveis

Reuniões em saúde são quase sempre vistas como momentos aborrecidos, promotores de stress e conflito negativo e pouco consequentes. Se por um lado alguns temas são incontornáveis e que situações difíceis existirão sempre, é também verdade que há um conjunto de ideias ou dinâmicas que podem ser introduzidas que podem melhorar esta realidade.

Globalmente neste workshop aprenderão mais sobre planificação e organização de reuniões, bem como sobre conceitos de dinamização de grupos e comunicação não verbal que facilitarão a transformação positiva de reuniões em contexto de saúde.

 

Objetivos

Compreender a importância das reuniões como veículo de apoio à decisão e ao desenvolvimento

Garantir que as reuniões produzem resultados no dia-a-dia

Promover organização de reuniões com mais energia e envolvimento

Melhorar a técnica de facilitação de reuniões, para aumentar a eficiência e qualidade das decisões

Programa do Curso

MANHÃ

 1. Preparação da Reunião

- Construção da agenda: o que precisa de ser discutido e porquê?

- Processos de decisão em grupo: quem precisa de estar envolvido?

- Tipologias de reuniões: estratégicas, operacionais, atualização, entre outras.

2. O momento da reunião

- Técnicas de facilitação de grupos aplicados a reuniões: como vamos discutir isto?

- A delegação como forma de aumentar o compromisso nas reuniões

- Organização do espaço, de acordo com o objetivo da reunião

3. Acompanhamento após reunião

- O sumário: principais conclusões com prazos;

- Acompanhamento do cumprimento das tarefas definidas

Exercício prático: conceção da agenda e planeamento da reunião e do seu seguimento

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TARDE

 

4. Do bom à excelência: Comunicação não verbal, na condução da reunião

 

5. Exercício Prático: facilitação de uma reunião

 

6. As reuniões de como ferramenta essencial para o desenvolvimento da equipa:

 - Modelo de efetividade de Hackman e reuniões de reflexividade

 

7. Criação de plano de ação para contexto profissional

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“Os líderes têm de procurar razões legítimas para provocar e trazer à tona conflitos relevantes e construtivos. Só assim conseguirão manter as pessoas envolvidas em discussões apaixonadas, que levarão por fim a melhores decisões!”

Patrick Lencioni,
Book "Death by Meeting"

Inscrição

Destinatários: Profissionais e Estudantes de Saúde

Número de participantes: até 20

Prazo de inscrição: termina a 25 de abril de 2019

Preço da inscrição: 135,00 EUR (com IVA incluído)

Local de formação: Armazém Cowork, Porto

Rua António José da Silva 63, 4200-082 Porto, Portugal

Data e duração: 25 de Maio (Sábado), das 9h até às 17h (total de 7 horas)

Condições favoráveis: Desconto de 50% para estudantes representados por:

FNAEE (enfermagem), ANEM (medicina), APEF (farmácia), ANEP (psicologia), FAMV (medicina veterinária)

 

A inscrição inclui 2 coffee-breaks por dia e toda a documentação e material necessário para o curso.

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Armazém Cowork
Armazém Cowork
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Formadores

Diogo Fernandes da Silva
Diogo Fernandes da Silva

Médico

Diogo Fernandes da Silva, médico interno de Saúde Pública, com particular interesse pelo desenvolvimento de competências transversais e por inovação e pensamento fora da caixa, que tenta aplicar no seu dia-a-dia, desde o trabalho como médico à organização de eventos ou projetos. Frequenta o Master Course de NeuroMarketing, da PsicoSoma e frequentou no passado:

  • Pós-Graduação de Gestão em Saúde, na Católica Porto Business School (Certificação Competência de Gestão em Saúde pela Ordem dos Médicos)
  • Patient Safety Certificate Program, da Johns Hopkins Medicine Armstrong Institute for Patient Safety and Quality
  • Acreditação e Certificação de unidades de saúde
Isabel Azevedo
Isabel Azevedo

Consultora em Comunicação e Gestão de Mudança

Isabel Azevedo, consultora em comunicação e gestão da mudança. Coach de executivos e de equipas. Com trinta anos de experiência a trabalhar com empresas e pessoas, nos mais variados setores de atividade, no contexto nacional e multicultural. Colabora com a Católica Lisbon | Executive Education nos programas setoriais da saúde e nos programas gerais, em temas como: Trabalho em Equipa, Liderança, Criatividade. BA e MBA da European University. Possui várias Certificações com o ITS (UK):

  • Programação Neurolinguística
  • Coaching
  • Group Dynamics e comunicação não verbal
  • Applied Neuroscience in Coaching.
Alberto Abreu da Silva
Alberto Abreu da Silva

Médico

Alberto Abreu da Silva, médico interno de Cirurgia Geral, desenvolveu ao longo de cinco anos ferramentas e conhecimento na transferência de competências em formato informal, aliando a formações em soft skills a sua experiência associativa nacional e internacional. Frequentou ainda:

  • Pós-Graduação de Gestão em Saúde, na Católica Porto Business School (Certificação Competência de Gestão em Saúde pela Ordem dos Médicos)
  • “Advancing the Future of Healthcare through Interprofessional Learning - A Certificate Program for Health Professionals, Educators & Leaders” - curso certificado pelo Centro de Educação Interprofissional da Universidade de Toronto;
  • Workshop de Programação Neurolinguística e Coaching, da International Teaching Seminars (UK).

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